Como forrar parede com tecido

Como forrar parede com tecido

Quando se pensa em dar um ar diferente para a casa, mudando a decoração, muitos usam quadros, pintam as paredes com cores diferentes ou usam papel de parede. Hoje existe uma grande diversidade desse tipo de forro, mas o preço nem sempre é convidativo, podendo chegar a R$ 600,00 o rolo com 10 metros. Por isso, uma boa opção também para decorar o ambiente é o uso de tecido para cobrir a parede. Confira agora dicas de como usar esse material.

Tipo de tecidos para forrar a parede

Há diferentes tipos de tecido no mercado dos mais finos aos mais grossos, de estilo xadrez, quadriculados, estampados ou lisos. Antes de começar a colar é preciso escolher a melhor opção para o ambiente. Tecido com listrados podem ser difíceis de serem aplicados em mesmo nível. Já tecidos com muita estampa podem diminuir ainda mais ambientes pequenos, mas disfarçam imperfeições da parede.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Os tecidos mais indicados para forrar parede são os mais grossos, tipo tapeçaria ou de algodão. A vantagem desses tipos de material é que são mais fáceis de aplicar do que um papel de parede, não precisando contratar especialistas para fazer a colagem.

Como forrar a parede com tecido

O primeiro passo é medir a parede para saber quanto de tecido será necessário. A dica é esticar bem o tecido e não colocar muita cola no momento da aplicação, para não criar marcas. Depois retire os interruptores das paredes, quadros e espelhos. Em seguida, prenda o tecido com pequenos pregos praticamente colado ao teto, deixando uma sobra.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

O próximo passo é colocar a cola branca diluída na parede, em uma faixa de 30 cm, espalhando do teto ao chão. Em seguida, cole o tecido nesse espaço e vá passando uma régua para fixá-lo e esticá-lo melhor.  Depois, passe outra faixa de cola na parede e repita o processo até terminar.

Como finalizar a aplicação de tecido na parede

A cola deve secar em 2 horas, mas se você se sentir mais segura somente corte as bordas que sobraram no dia seguinte. É possível ainda fazer um acabamento nas laterais com cordão colorido, fica parecendo um quadro é muito fácil de fazer. Basta colar com cola quente.

Se for utilizar dois tecidos diferentes em uma mesma parede, é interessante esperar um dia para a aplicação do segundo tecido, pois se a cola ainda estiver úmida prejudicará o trabalho. Use a criatividade e inove com diferentes cores e estampas.

Comente (será moderado)